sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Sobre definições de cores e gêneros...

Desde pequena, ensinamos a Fofa que não existe "cor de menina" ou "cor de menino". Bem como também não existe "brinquedo de menina" ou "brinquedo de menino". Existe brinquedo. Ponto. Da mesma forma que a ensinamos a respeitar a opinião dos outros, respeitamos a dela também, por isso, quando ela definiu que cor-de-rosa era a cor favorita dela, assim seria.



Por anos o nosso mundo foi cor-de-rosa. Era fácil acertar na roupa, no sapato, no lacinho de fita pro cabelo. Os parentes e amigos achavam fácil, era só comprar algo rosa que era certeza de cair no gosto dela.

Mas daí ela cresceu. Passou a continuar gostando do rosa, mas começou a gostar das outras cores também. Roxo, amarelo, verde...

... até que veio a sentença.

Mamãe, eu não gosto mais de rosa.

Eu, nessa hora.


Só que o "não gostar" envolvia o "não vou mais usar" também. Não pensei que fosse ser tão complicado, pois ela devia ter roupas não-rosa, certo?

Errado.

Devia ter um conjunto só, verde. E olha lá. Para completar, ela passou por um estirão de crescimento e nenhuma roupa servia (mentira. O uniforme escolar servia). Então lá foi a mãe e a vovó às compras para refazer o guarda-roupa.

PRIMEIRO problema: onde achar roupas não-rosa para meninas? Sim, porque ela ainda quer roupas femininas, ela só não quer que sejam rosa. Na idade dela? Beirando o impossível.

SEGUNDO problema: ela adora o desenho Hora de Aventura. O primo dela também e ele tem um roupas com estampas da série. Portanto, ela quer roupas com estampas da série para ela também. Pra achar? Só garimpando nas lojas. E mesmo assim, dependendo da unidade da loja, não tem.

TERCEIRO problema: o tamanho. Minha meninona é maior do que as colegas da mesma idade (e maior do que alguns meninos também...). Portanto, roupas tamanho 8 feminino não servem (mas as tamanho 6 masculino servem).

Um dos achados de hoje. Ela adora a Marceline.
QUARTO problema (mas não o menos importante): quase tudo o que se faz para meninas nessa idade está relacionado a corações, bichinhos fofinhos, frufrus e glitter. E se uma menina quiser uma camiseta de uma rainha vampira? E pensando em personagens femininas mesmo, por que é tão difícil achar uma camiseta de Miraculous Lady Bug no tamanho que preciso? 

"Ah, mas é porque a modelagem é padronizada e é diferente para meninos e meninas."

Nem todas as meninas são sílfides compridas e fininhas. E nem todos os meninos são brucutus de ombro largo. Talvez seja hora de repensar essa tabela de tamanhos. E as padronagens de estampas. 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...